Colégio San Luis Maristas - Barranco Aposta Na Participação Dos Alunos No Próprio Aprendizado Com Telas Interativas da ViewSonic

ESTUDO DE CASO

Colégio San Luis Maristas - Barranco Aposta Na Participação Dos Alunos No Próprio Aprendizado Com Telas Interativas da ViewSonic

A ESCOLA

A escola San Luis Maristas - Barranco foi fundada em 1923. É uma das 10 escolas maristas cuja fi nalidade é a evangelização, por meio da educação, de crianças e jovens com uma sólida base religiosa e acadêmica e inspirada no estilo do Padre Champagnat. Hoje, além do traço mais característico da instituição ser a evangelização, ela trabalha também no fortalecimento da solidariedade entre os estudantes. Seu objetivo é ser reconhecida até 2025 como uma instituição educacional marista de qualidade, capaz de evangelizar por meio da educação de crianças, jovens e suas famílias, oferecendo respostas criativas e transformadoras às realidades emergentes. Atualmente, conta com 906 alunos.

Colegio San Luis Maristas logoColegio San Luis Maristas logo

"Um dos benefícios que pesou para a escolha das telas foi o fato de viabilizarem a combinação entre o híbrido e o presencial. Nelas, há ícones do Zoom, do Google Drive, do One Drive e de outros aplicativos para otimização das aulas.”


— Renzo Urresty, Professor de Comunicação do Segundo Grau.

DESAFIO

line drawing of a circular mazeline drawing of a circular maze
  • Adaptação do corpo docente às novas tecnologias.

  • Transformar salas de aula tradicionais em espaços avançados para colaboração e interatividade por vídeo.

  • Adquirir telas interativas como ferramentas de alta funcionalidade.

  • O conteúdo não deve ser estático, mas ágil, com objetos tridimensionais que permitam a obtenção de informações em tempo real.

  • Alcançar resultados mais eficazes criando uma experiência comum, com maior inclusão na sala de aula, e melhorando os resultados do aprendizado.

Em 2021, fi cou claro para a escola que precisava modernizar suas salas de aula para o retorno dos alunos às aulas presenciais após o confi namento da pandemia. Os professores e também os alunos haviam adquirido experiência no uso de computadores e dispositivos móveis. Com isso deu-se início à busca por fornecedores e uma solução que permitisse que a instituição trabalhasse com qualquer dispositivo e com os vários softwares educacionais de que a escola já dispunha. Diante disso, era necessário encontrar uma solução que permitisse a leitura de códigos QR, realizar questionários e perguntas recriadas em plataformas que exigiam conexão e download. “As crianças não podiam retornar à educação tradicional. Elas vinham estudando em suas telas havia algum tempo, estavam acostumadas com essa realidade e a melhor opção era encontrar uma alternativa para que continuassem interagindo e participassem de seu desenvolvimento pedagógico dentro da sala de aula”, conta Renzo Urresty, professor de comunicação do ensino médio.

“Não é fácil estar em uma sala de aula diante de 30 alunos que, por serem de uma geração diferente da nossa, conhecem melhor a tecnologia do que o próprio professor. Por isso, a maior parte do corpo docente, pertencente à Geração X, enfrentou o desafio de ter que se adaptar ao uso das novas tecnologias para desenvolver conteúdos que não fossem simplesmente a projeção de vídeos. Hoje em dia é necessário estabelecer aulas didáticas para crianças que não sabem escrever, mas que sabem clicar”, acrescenta María del Carmen Marini, professora de inglês do nível fundamental e do primeiro grau.

a masked teacher with her arm around a student both looking at a lesson on a ViewBoard displaya masked teacher with her arm around a student both looking at a lesson on a ViewBoard display

SOLUÇÃO

line drawing of a jigsaw puzzle pieceline drawing of a jigsaw puzzle piece
  • Implementação de 29 telas interativas ViewBoard IFP7550-3 de 75”.

  • Suporte fixo WMK-047-2.

  • Ativação de contas de entidade do myViewboard com licença PRO.

  • Treinamento de mais de 50 professores no uso da plataforma myViewBoard e Whiteboard para Windows.

Por parte da ViewSonic foram implementadas 29 salas de aula com telas interativas Viewboard IFP7550-3: dez delas ficam no ensino médio; 14 no primário e cinco no fundamental. Foram compradas também 29 unidades do suporte fixo WMK-047-2. Além disso, e como um ótimo complemento, ativaram suas contas de entidade no myViewboard com a licença Premium para receber treinamentos que permitem que subam de nível.

O uso do giz e do quadro ainda era dominante em 2019. A mudança foi um grande desafio que, graças ao acompanhamento da ViewSonic, a grande maioria dos professores conseguiu superar e que pouco a pouco tem trazido relevância para os professores e para os 906 alunos, que se dividem entre 24 e 38 por sala de aula.

“Um dos benefícios que pesou para a escolha das telas foi o fato de viabilizarem a combinação entre o híbrido e o presencial. Nelas, há ícones do Zoom, do Google Drive, do One Drive e de outros aplicativos para otimização das aulas. Além disso, o fabricante oferece suporte local e convênio para treinamento constante”, explica o professor Urresty.

Outra vantagem que a escola destaca é a velocidade da implementação. As telas interativas chegaram no dia 28 de fevereiro e estavam prontas para receber nossos alunos no primeiro dia de aula.

Durante o processo de adaptação e no início, somente 20% da capacidade das telas era utilizada. Mas aos poucos e graças aos treinamentos, a porcentagem de uso vem aumentando por parte de professores, que estão agora em um nível importante de crescimento e que continuarão se atualizando nos próximos semestres.

RESULTADOS

Line drawing of a rocketLine drawing of a rocket
  • Interatividade em sala de aula. Os alunos compartilham conteúdo e levam seus materiais de forma virtual.

  • Satisfação dos alunos com o uso de uma caneta ótica ou de suas próprias mãos.

  • Os professores desenvolvem níveis melhores de competências digitais.

  • Tecnologia amigável para professores, como o uso de um PC, tablet ou celular.

  • Promoção do aprendizado ativo por meio de colaboração, demonstração e experimentação.

  • Atualização das salas de aula colocando-as na vanguarda da tecnologia.

  • Prestes a celebrar 100 anos de vida institucional, a escola San Luis Maristas - Barranco fi cou mais inovadora e inclusiva.

Em todos os níveis da escola, destacam-se o desenvolvimento do uso de telas e a geração de participação ativa dos alunos. No segundo grau, o conteúdo é mais específico por causa da quantidade de teorias. No entanto a participação e o interesse dos alunos vêm aumentando. Por outro lado, nos níveis fundamental e primário, vê-se também como os alunos se identifi cam e manipulam com destreza os programas e aplicativos, mas destaca-se acima de tudo o impacto na atenção dos alunos graças às ferramentas interativas das telas.

a teacher standing in front of a classroom pointing at a ViewBoard displaya teacher standing in front of a classroom pointing at a ViewBoard display

“As crianças menores, que vêm de dois anos de exposição ao ambiente virtual, acharam natural a adaptação às ferramentas para vincular outras páginas e jogos por meio dos quais podiam aproveitar ao máximo as telas e se tornarem participantes do próprio aprendizado. Durante a aula, os alunos podem sair em turnos e a tela pode ser dividida em três para aumentar a interação”, comentou María del Carmen Marini, professora de inglês do nível fundamental e do primeiro grau.

Os alunos dos graus superiores não precisam mais de processos que envolvam impressão e isso elimina a necessidade de impressoras e outras despesas. Agora, graças ao aplicativo Companion (aplicativo que eles baixam da loja de aplicativos), eles podem sincronizar seus dispositivos por meio de um código QR para responder a perguntas, compartilhar conteúdo e ter as informações em uma única etapa, poupando tempo e custos.

Após a aquisição, a escola percebeu que em diversos aspectos o desempenho aumentou. Porque há interação imediata com os alunos, de tal forma que se economiza tempo no projeto de esquemas, resultando na otimização do tempo e na liberação de mais tempo para correção com economia de papel.

“Ressaltamos que a escola San Luis Maristas utiliza os benefícios das telas que oferecem interatividade em sala de aula e se preocupa em preparar os professores e levá-los ao próximo nível para interagirem com o aluno dos dias atuais, que já traz grande conhecimento em interatividade e sistemas de toque. A vantagem para os alunos é sair do lugar comum e participar de aulas divertidas e interativas e que estimulam todos os seus sentidos, incentivando a participação. É com certeza um grande passo para a modernização desta emblemática escola maristas”, destacou Alex Carlos, gerente territorial para o Peru, a Colômbia e o Equador.

Related Items

ViewSonic IFP8650ViewSonic IFP8650

ViewBoard IFP8650

86" interactive display

Más información

ViewSonic VPC25-W33-P1 ViewBoard OPS-C i5 slot-in PCViewSonic VPC25-W33-P1 ViewBoard OPS-C i5 slot-in PC

VPC25-W33-P1

ViewBoard OPS-C-i5 slot-in PC

Más información

myViewBoard logomyViewBoard logo

Ecosistema myViewBoard

Full software suite includes secure cloud storage, multiple presentation options, digital whiteboarding and more.

Más información

Related Items

Share: